Medicine-Imc_0

Processo de Enfermagem para a administração segura de medicamentos

Para administrar medicamentos com segurança, competência técnica, com pensamento crítico e atenção a todos os detalhes, é preciso construir um processo de enfermagem a fim de orientar as condutas próprias e dos profissionais envolvidos na administração de medicamentos ao paciente. Este processo se baseia na coleta do histórico e levantamento de dados relativos ao paciente, o desenvolvimento de diagnósticos de enfermagem apropriados a diversas situações, o planejamento, as intervenções e a evolução diária.

Histórico
A coleta de dados, geralmente, se inicia após a admissão. As informações a serem obtidas devem ser relativas à condição clínica e à resposta do paciente à terapia medicamentosa, rever os resultados dos exames laboratoriais e diagnóstico médico, quadros de alergias, o uso de medicamentos e situação socioeconômica. Nos casos de emergência o histórico deverá ser breve.

Avaliação da condição clínica
Realizada através do exame físico do paciente a fim de avaliar os sistemas orgânicos que possam estar afetados por processos patológicos ou pelo tratamento medicamentoso.

Resposta à terapia medicamentosa
Avaliar o paciente quanto aos efeitos medicamentosos pretendidos e quais os sinais de melhora têm apresentado após o início do tratamento, bem como investigar junto ao paciente e acompanhante a presença de efeitos adversos do medicamento, como a presença de náuseas, vômitos, diarreia, desconforto abdominal, queda de cabelo, entre outras.

Verificar o histórico médico e os resultados dos exames laboratoriais
Investigar junto ao paciente ou acompanhante quais doenças ou distúrbios clínicos atuais e pregressos apresenta e registre estas informações, bem como, a data do diagnóstico, tratamento inicial e atual prescrito e nome do médico.

Verificar os resultados de exames laboratoriais antes, durante e depois da terapia medicamentosa. Os dados obtidos antes vão fornecer informações basais relacionadas ao quadro clínico do paciente (exemplo: no caso de uma infecção – o paciente apresenta uma contagem elevada de leucócitos); os dados obtidos durante e depois servem para avaliar a eficácia da terapia (exemplo: uso de antibióticoterapia – os mesmos exames mostrarão uma contagem de leucócitos decrescente) e servem também para apontar os efeitos medicamentosos adversos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online

2 opiniões sobre “Processo de Enfermagem para a administração segura de medicamentos”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s