Exame Físico em Enfermagem: Guia prático de realização

A manutenção e/ou o aumento do nível de saúde do paciente está diretamente relacionado à capacidade de se estabelecer, por parte do enfermeiro, os julgamentos clínicos adequados. Através da Sistematização da Assistência de Enfermagem é possível organizar o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos utilizados no processo do cuidar.

O exame físico ajuda a definir, detalhadamente, a resposta do paciente ao saúde-doença, especialmente aquelas respostas tratáveis por ações de Enfermagem. Pode-se, também, comprovar os dados obtidos na entrevista onde o enfermeiro deve avaliar não somente as respostas verbais, como respostas não verbais.

A realização do exame físico céfalo-caudal completo é, muitas vezes, comprometida pela grande quantidade de atribuições do enfermeiro, bem como pelo tempo limitado e grande quantidade de pacientes assistidos. A adoção de um instrumento que guie as ações do enfermeiro durante a realização do exame pode simplificar o processo, otimizar o tempo e aumentar a qualidade e confiabilidade das informações colhidas durante o levantamento de dados/exame físico.

Blog Nursing Room traz hoje um Guia de Exame Físico para vocês. É um instrumento de fácil compreensão e aplicação, que compreende desde o levantamento de dados até um check-list com os principais pontos abordados durante a realização do exame físico. Para fazer o download do arquivo em PDF, clique aqui.

Espero que vocês gostem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s