Um estudo associa a atividade moderada com menor risco de câncer de mama

Pesquisadores da American Cancer Society descobriram que um mínimo de sete horas de caminhada por semana está associado a uma diminuição de 14% no risco de desenvolver câncer de mama após a menopausa. Este achado é compatível com muitos outros estudos que mostram que o exercício regular pode ajudar as mulheres a reduzir o risco de câncer de mama. As novas informações neste estudo revelaram que o exercício ajudou as mulheres com ou sem excesso de peso, mesmo tendo um aumento de peso durante o estudo.
O artigo foi publicado em 4 de outubro de 2013 na versão online da revista Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention.
Pesquisadores analisaram o tipo de câncer de mama e os níveis de exercício em 73,615 mulheres na menopausa que participaram da coorte de nutrição CPS-II (Cohorte Nutricional CPS-II), um estudo iniciado pela American Cancer Society em 1992. Durante o estudo de 17 anos, 4.760 mulheres tiveram um diagnóstico de câncer de mama.
Entre as mulheres que relataram que sua única atividade era caminhar, aquelas que o faziam pelo menos sete horas por semana tiveram uma redução de 14% no risco de câncer de mama em comparação com aquelas que caminharam três ou menos horas por semana. As mulheres andavam a passo «moderado» (cerca de 4,8 km por hora). As mulheres mais ativas (as que caminhavam e faziam exercício mais vigoroso− tiveram uma redução de 25% no risco de câncer de mama em comparação com as menos ativas.
«Nossos achados apoiam claramente uma relação entre atividade física e o câncer de mama após a menopausa, de maneira que uma atividade mais vigorosa tem um efeito mais poderoso», afirma Alpa Patel, PhD, diretora do estudo e diretora estratégico do Estudo de Prevenção do Câncer-3 da de American Cancer Society. «Nossos achados são muito importantes, porque as pessoas recebem informações conflitantes no que diz respeito a quanta atividade é necessária para permanecer saudável.» Sem qualquer outra atividade física recreativa, caminhando em média pelo menos uma hora por dia foi associado a uma redução moderada no risco de câncer de mama. As actividades mais extenuantes e prolongadas diminuíram ainda mais o risco.
Mulheres que participaram do estudo se beneficiaram da atividade física, seja que tivessem um peso saudável, com sobrepeso ou obesidade, ou que aumentassem o peso durante o estudo. Também se beneficiaram independentemente de receber terapia hormonal na menopausa ou não. Exercício reduziu o risco de neoplasias malignas com positividade para o receptor do estrogênio e negatividade para o receptor de estrogênio. (No câncer de mama com positividade para receptor de estrogênio, o estrogênio é o hormônio feminino que promove o crescimento do câncer. A hormonoterapia do câncer de mama funciona bloqueando os efeitos dos estrogênios e diminuindo suas concentrações. O câncer de mama com negatividade para o receptor de estrogênios tende a ser mais difícil de tratar devido ao fato de que provavelmente não responda à hormonoterapia.
A American Cancer Society recomenda que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa, de preferência distribuídos ao longo da semana. As atividades de intensidade moderada são aquelas que são realizadas com um nível de marcha vigorosa. As atividades com intensidade vigorosa aumentam a frequência cardíaca e a respiração e fazem suar. Exemplos são correr, jogar futebol e praticar dança aeróbica.
Não se entende completamente como o exercício reduz o risco de câncer de mama. Pensa-se que exercício físico regula os hormônios como o estrogênio e a insulina, que podem estimular o crescimento do câncer de mama.

Bibliografia: Hildebrand JS, Gapstur SM, Campbell PT, Gaudet MM, Patel AV. Recreational physical activity and leisure-time sitting in relation to postmenopausal breast cancer risk. Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention, Octubre de 2013

Fonte: Medcenter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s