Artigo da semana: ‘Estudo prospectivo sobre a relação entre o café da manhã e a doença cardíaca coronariana em profissionais da saúde masculinos dos Estados Unidos ‘, por CAHIL, L. E.; et al.

20140422-174714.jpg

Entre adultos, pular refeições está associada com excesso de peso corporal, hipertensão arterial, resistência à insulina, e concentrações em jejum elevadas de lipídios. No entanto, permanece incerto se hábitos alimentares específicos, independentemente da composição da dieta, influenciam o risco de doença cardíaca coronariana (DCC).

O objetivo desse estudo, publicado no Circulation, foi avaliar prospectivamente os hábitos alimentares e risco de DCC.

Hábitos alimentares, incluindo tomar café da manhã, foram avaliados, em 1992, em 26.902 homens americanos, com idades entre 45 a 82 anos, que não tinham doença cardiovascular ou câncer. Durante 16 anos de seguimento, 1527 casos de DCC incidentes foram diagnosticados. Os modelos de risco proporcional Cox foram utilizados para estimar o risco relativo e o intervalo de 95% confiança para DCC, ajustados para fatores demográficos, dietéticos, de estilo de vida e outros risco para DCC.

Homens que pulavam o café da manhã tiveram um risco 27% mais elevado de DCC quando comparados com os homens que não o faziam (RR 1,27; IC 95%, 1,06-1,53). Quando comparados com homens que não se alimentavam tarde da noite, aqueles que se alimentava tinham um risco 55% maior de DCC (RR, 1,55; IC 95%, 1,05-2,29). Essas associações foram mediadas pelo IMC, hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes mellitus. Nenhuma associação foi observada entre a frequência de alimentação (vezes ao dia) e DCC.

Os pesquisadores concluíram que tomar café da manhã está associado a um risco significativamente menor de DCC em uma coorte de profissionais da saúde masculinos.

O artigo pode ser lido na íntegra no site PubMed, em Inglês.

Fonte: Medical Services e Circulation; 2013 Jul 23;128(4):337-43

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s