93c18-11294878

Plano de cuidados de Enfermagem: Angina

Fonte: Incheon Cardiovascular Cluster

Angina é uma dor no peito, de caráter temporário, resultante do fluxo inadequado de oxigênio para o miocárdio. É geralmente descrita como uma “ardência”, “aperto” ou uma sensação de opressão na região subesternal ou precordial. Esta dor pode irradiar para o braço esquerdo, pescoço, mandíbula ou escápula. Normalmente o paciente fecha a mão sobre o peito ou esfrega o braço esquerdo ao descrever a dor, que também pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, desmaios, sudorese e extremidades frias.

Fonte: Jameda.de

A dor anginosa ocorre geralmente após o esforço físico, mas também pode acompanhar excitação emocional, exposição ao frio ou uma grande refeição. Ela também pode se desenvolver durante o sono e os sintomas em geral podem despertar o paciente.

Ao avaliar a dor de angina, é importante levar em consideração que os idosos geralmente tem uma maior tolerância à dor, podendo ser menos propensos a reclamar da dor que sentem. Em vez disso, eles podem compensar a dor diminuindo seus níveis de atividade. Os adultos mais velhos podem não sentir dor no peito, mas pode relatar dispnéia, fraqueza ou fadiga extrema.

O histórico de saúde do paciente pode sugerir um padrão para o tipo e o início da dor.

Se a dor é previsível e aliviada pelo repouso ou por meio da administração de nitratos, é chamada de angina estável. Se ela aumenta em frequência e duração e é induzida com mais facilidade, é denominada angina instável ou angina imprevisível.

A angina instável pode ocorrer em repouso e geralmente indica doença extensiva ou agravamento que pode evoluir para um infarto agudo do miocárdio (veja posts anteriores sobre IAM aqui). A chamada Angina de Prinzmetal é causada por espasmo da artéria coronária e geralmente ocorre em repouso, sem aumento da demanda inicial de oxigênio.

Confira abaixo um Plano de Cuidados de Enfermagem para clientes com quadros de angina.

Direitos autorais reservados. Produção total ou parcial proibida.
Direitos autorais reservados. Produção total ou parcial proibida.

Uma opinião sobre “Plano de cuidados de Enfermagem: Angina”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s